A notícia não teve o relevo que merecia – Matosinhos foi admitida na Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), em reunião que a entidade realizou recentemente, em Lisboa. Além da Rede Internacional, Matosinhos passou igualmente e integrar a Rede Territorial Portuguesa. O certificado de adesão confirma que Matosinhos adotou a Carta das Cidades Educadoras, documento que tem por base a Declaração Universal dos Direitos do Homem, o Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais, a Declaração Mundial da Educação para Todos, a Convenção nascida da Cimeira Mundial para a Infância e ainda a Declaração Universal sobre Diversidade Cultural.
A Carta das Cidades Educadoras foi adotada em 1990, durante
o primeiro congresso das Cidades Educadoras, que partiram do princípio que o desenvolvimento
dos seus habitantes não podia ser deixado ao acaso. Desse ponto de vista,
acordaram “investir” na educação para que as pessoas sejam cada vez mais
capazes de exprimir, afirmar e desenvolver o seu potencial humano, tal como a
sua singularidade, a sua criatividade e a sua responsabilidade. Para que isso
aconteça, as cidades comprometeram-se a promover-se as condições de igualdade
para que todos possam sentir-se respeitados e serem respeitadores. Comprometeram-se
também a construir uma verdadeira sociedade do conhecimento sem exclusões, para
a qual é preciso providenciar, nomeadamente, o acesso fácil às tecnologias da
informação e das comunicações que permitam o desenvolvimento da população.
No fundo, as Cidades Educadoras devem proporcionar aos seus
habitantes os meios e oportunidades de formação, entretenimento e
desenvolvimento pessoal, tendo em conta as suas necessidades particulares,
promover o conhecimento, a aprendizagem e a utilização das línguas presentes na
cidade enquanto elemento integrador e fator de coesão entre as pessoas,
disponibilizar espaços de formação e de debate, incluindo os intercâmbios entre
cidades.
Os princípios da Carta das Cidades Educadoras enquadram-se
no Projeto Educativo Municipal de Matosinhos, desenhado em 2013 em parceira com
agentes educativos e sociais do concelho. Foram definidos três eixos
prioritários de intervenção: em primeiro ligar, a promoção do sucesso
educativo; depois, a articulação entre as instituições educativas e sociais do
Concelho e, finalmente, a articulação entre as necessidades empresariais e a
oferta formativa.
Fruto deste trabalho de parceria com a Comunidade e da
auscultação de diversos agentes sociais, o Projeto Educativo Municipal de
Matosinhos congrega a realidade educativa do concelho, assim como as ações
estratégicas necessárias para a concretização do objetivo último: construir um
concelho educador e valorizar a Educação e todos os parceiros educativos e
sociais.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.