29 junho 2016

Grupo de matosinhenses visita Parlamento


Recebi hoje um grupo de mais de uma centena de pessoas de Matosinhos e de Leça da Palmeira que viajaram até Lisboa para visitarem a Assembleia da República. O presidente da União de Freguesias Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, acompanhou o grupo, que integrava também elementos de várias instituições locais.

Para a grande maioria das pessoas foi a primeira vez que estiveram na Assembleia da República. A visita permitiu-lhes um contacto direto com alguns dos deputados que elegem e ficarem a saber como é o dia-a-dia de um parlamentar. Depois de almoçarem a meu convite num dos restaurantes do parlamento, o grupo assistiu a uma parte dos trabalhos do plenário. A discussão de uma proposta do Bloco de Esquerda, que pretendia eliminar a obrigatoriedade de apresentação quinzenal dos desempregados foi seguida com grande interesse a partir das galerias.

Foi um enorme prazer ter sido anfitriã e cicerone deste grupo de pessoas da minha terra. Naturalmente não é a primeira vez que recebo grupos de Matosinhos, mas de cada vez é uma alegria renovada. Desta vez, a visita teve um sabor especial por ter ocorrido no seguimento de uma tertúlia organizada pela Associação Matosinhos do Passado ao Futuro, em que participei. No final da reunião surgiu a ideia de uma visita à Assembleia da República, possibilidade que encorajei de imediato e que obteve a colaboração da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, cujo apoio foi essencial para concretizar a viagem.

Sou de opinião que os políticos devem aproximar-se das pessoas, para que estas se aproximem da Política. Partilho a preocupação, expressa por muitos comentadores, de que os cidadãos têm vindo a desinteressar-se progressivamente da Política, o que se traduz, nomeadamente, a altas percentagens de abstenção em atos eleitorais.

Uma parte, importante, do meu trabalho de deputada é precisamente estar à escuta das preocupações e anseios da população para lhe poder dar resposta. Por isso, desde sempre, estou muito presente nos eventos da comunidade. Participo e apoio muitas iniciativas promovidas pelas instituições locais, a quem reconheço o papel fundamental de substituírem o Estado em áreas em que este não pode ou não está vocacionado para intervir.

1 comentário:

  1. Agradecer toda ( e foi mesmo muita) a simpatia com que fomos recebidos. Obrigado. A. Liberal - Clube BTT de Matosinhos

    ResponderEliminar

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.