04 junho 2017

Bandeira azul para as praias de Matosinhos

No ano passado eram dez, agora são onze: a praia de Angeiras Sul juntou-se às de Pedras do Corgo, Funtão, Agudela, Quebrada, Marreco, Memória, Cabo do Mundo, Aterro, Leça da Palmeira e Fuzelhas. O lote faz de Matosinhos o concelho com mais praias com bandeira azul a norte do Douro. Em todo o País, apenas o concelho de Vila Nova de Gaia tem mais, o que revela a excelente qualidade das nossas praias.

O Programa Bandeira Azul é desenvolvido uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, a Fundação para a Educação Ambiental e teve início em França. Desenvolveu-se depois noutros países da Europa e alargou-se a outros continentes. Através deste programa, pretende-se promover o desenvolvimento sustentável nas áreas costeiras, em rios e lagos a partir de critérios que incluem a educação ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão da praia e serviços e segurança, entre outros. O Programa Bandeira Azul assume que “o objetivo é tornar possível a coexistência do desenvolvimento do turismo a par do respeito pelo ambiente local, regional e nacional”.

Que Matosinhos seja líder regional também nesta área enche-me de orgulho. Significa que a Câmara Municipal, em articulação com as Juntas de Freguesia e os agentes económicos ligados ao turismo, têm desenvolvido um trabalho de qualidade de que todo o concelho tira vantagens. Ganha a população residente, que beneficia de praias de qualidade reconhecida, ganham os operadores turísticos, ganham os turistas, ganhamos todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.