14 julho 2016

Aniversário de S. Mamede de Infesta


Sou matosinhense por inteiro mas um canto do meu coração é mamedense. Longe de ser contraditório, é complementar. Nasci em São Mamede de Infesta, foi lá que cresci, em Picoutos, entre a linha de comboio e a Via Norte. Fui aluna da Escola do Seixo e, depois disso, da Escola da Mainça, um conjunto de pré-fabricados em madeira – ainda se lembram? – entretanto demolidos. As minhas raízes estão em São Mamede e orgulho-me disso.

O facto de ter sido vereadora municipal de Matosinhos só reforçou esse meu sentimento de pertença. Quando estou em São Mamede sinto-me em casa, conheço as pessoas, as instituições da freguesia (desde 2013 alargada à Senhora da Hora), participo nas iniciativas de muitas e sou associada de várias delas. São Mamede de Infesta foi mesmo considerada a Capital do Associativismo: são muitas as instituições, em várias áreas, e todas desempenham um papel importante para o enriquecimento da sociedade mamedense.

Por isso não podia deixar passar em branco a efeméride que a minha cidade natal comemorou na terça-feira.

Dizem os historiadores que São Mamede de Infesta remonta à idade média e parte dessa história está registada em vários documentos régios ou eclesiásticos a partir de 1130. No entanto, só em 1909 passou a integrar o concelho de Matosinhos, como a freguesia mais a leste do município. A partir de 2006, o dia da cidade passou a ser festejado a 12 de julho, por, nessa data, São Mamede de Infesta ter ascendido à categoria de cidade, era então presidente da Junta de Freguesia António Moutinho Mendes.

O autarca, que continua atualmente à frente da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e de Senhora da Hora, criada pela lei da reforma administrativa aprovada em 2013, foi um dos homenageados este ano, tendo-lhe sido entregue a Chave da Cidade. Trata-se de uma homenagem merecidíssima, porque António Moutinho Mendes dedicou-se a São Mamede de Infesta com um enorme espírito de missão que foi agora justa e justificadamente reconhecido.

Ao nível das instituições, entre as muitas potencialmente distinguidas, este ano foram galardoadas quatro: a Conferência Vicentina de São Mamede de Infesta, a Associação de Solidariedade Social da Urbanização do Seixo, o Centro de Apoio à Terceira Idade (CATI) e o Agrupamento 143 do Corpo Nacional de Escutas. Germano Pinho, do Padroense F.C., Vasco Carvalho, do S.C. Senhora da Hora, e Joaquim Jorge, do Clube dos Pensadores, foram igualmente homenageados.

Também eles, cada um à sua maneira, contribuem para engrandecer a cidade de São Mamede de Infesta e a freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.