03 janeiro 2017

Força, Guilherme!

Guilherme Pinto anunciou ontem que renuncia, por motivos de saúde, à presidência da Câmara de Matosinhos, cargo que desempenhou durante onze anos. Demitiu-se também dos seus outros cargos, nomeadamente da presidência do Fórum Europeu de Segurança Urbana, estrutura em que trabalhámos juntos durante anos, da presidência do Conselho de Administração da Rede Europeia das Cidades e Escolas de Segunda Oportunidade e da presidência da Casa da Arquitetura. A renúncia toma efeito no próximo dia 31 de janeiro.

Guilherme Pinto tem sido um autarca cuja dedicação e entrega ao concelho são consensualmente reconhecidos. Durante muitos anos envolveu-se em todos os combates para fazer de Matosinhos um concelho de referência a nível nacional. O seu contributo e o dinamismo com que orientou as suas equipas autárquicas foram essenciais para o desenvolvimento do concelho e para a melhoria da qualidade de vida aos seus habitantes.

Mas não é tanto pela sua renúncia à Câmara que eu hoje sinto o coração apertado. Guilherme Pinto e eu somos amigos há muitos anos, mesmo antes de eu ser “sua” vereadora. Aliás, durante oito anos fomos ambos vereadores, antes de ele ascender à presidência da Câmara. O facto de nas últimas eleições não termos estado juntos não nos afastou, antes reforçou uma verdadeira amizade. Por isso, ninguém levará a mal que hoje, em função dessa amizade que nos une, eu lamente particularmente o afastamento de Guilherme Pinto e introduza aqui uma nota muito pessoal. Não para lhe fazer o elogio (esse momento chegará certamente, numa homenagem que tem de ser pública e cuja dimensão não cabe, naturalmente, num simples blogue), mas sim uma maneira de dizer “Força Guilherme!”.

Caro Guilherme Pinto: Espero que a força e a coragem com que sempre se bateu por Matosinhos o acompanhem agora neste combate pessoal. Há muita gente a “torcer” por si. Eu serei mais uma, e estarei sempre na linha da frente, a dizer “Força Guilherme!”.

Nas atuais circunstâncias, fico particularmente orgulhosa por Guilherme Pinto encabeçar a Comissão de Honra da minha candidatura à Câmara de Matosinhos. Nos próximos meses vou inspirar-me na sua dedicação ao concelho.

Força, Guilherme!

1 comentário:

  1. Um Homem que nunca virou a cara à luta,ultrapassou batalhas e ganhou as guerras.
    Esta é mais uma batalha e Desistir Não É Opção.
    Mta força

    ResponderEliminar

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.