05 maio 2017

Viva o Senhor de Matosinhos

Estão a chegar as festas em honra do Senhor de Matosinhos que como habitualmente incluem um vasto programa de iniciativas de caráter religioso e atividades lúdicas e culturais. A Festa do Senhor de Matosinhos (Bom Jesus de Bouças, como era inicialmente conhecido) é o momento maior entre as romarias do concelho, um acontecimento importante para Matosinhos e para toda a região pelos muitos milhares de pessoas que acorrem à cidade e pela animação que provocam do primeiro ao último dia.

Durante cerca de três semanas, temos encontro marcado com a festa, com o fogo-de-artifício, com a feira de artesanato e da louça e com os carrosséis, sem esquecer a parte da gastronomia com a doçaria conventual, o pão com chouriço e o cheiro a sardinha assada e a farturas. É tempo de festa, de receber amigos, de atrair visitantes e turistas e de os cativar para que voltem mais vezes e contribuam, com a sua presença, para movimentar o comércio e a economia locais.

O Senhor de Matosinhos é também, claro, um momento de fé para milhares de fiéis que homenageiam o patrono e padroeiro da cidade. Para mim, é também voltar os meus anos de catraia, em que não dispensava o brinquedo de madeira, ou da corda de saltar, do algodão doce, das senhas da tômbola da Obra do Padre Grilo. Mais tarde, já adolescente, o que mais queria era experimentar o twister e outras novidades plenas de adrenalina, locais em que me encontrava com os meus escola de escola, a Augusto Gomes, que eu então frequentava.

Olho para trás e vejo que o Senhor de Matosinhos continua, hoje como antes, a juntar as famílias, jovens e adultos, perpetuando uma tradição já antiga. Isso é algo que devemos valorizar, porque é um traço da nossa identidade coletiva.

Termino com o desejo de que todos os matosinhenses encontrem no Senhor de Matosinhos motivos de alegria, de divertimento e, também, claro, de recolhimento espiritual para aqueles que o procurarem. Que a alegria seja para todos, dos mais jovens aos mais idosos.

(Artigo publicado no "Jornal de Matosinhos", 05.mai.2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.