23 fevereiro 2017

O investimento no turismo

Matosinhos já não é apenas um concelho voltado para o mar. Durante muitos anos, a economia concelhia viveu essencialmente do que ia buscar ao oceano. As pescas e a indústria conserveira, sobretudo, mas também o Porto de Leixões eram o ganha-pão de muitas famílias. Mas, sempre com o mar como pano de fundo, Matosinhos abriu horizontes e é hoje um dos concelhos mais importantes de toda a região em várias áreas, como o Turismo, por exemplo.

Os números são reveladores do trabalho que tem sido feito para atrair pessoas a Matosinhos: em 2016, o turismo cresceu 53 por cento no concelho. Segundo dados revelados pela autarquia, o aumento foi potenciado pelo incremento de visitas relacionadas com os Caminhos de Santiago. Mas há outras razões, que têm mais a ver com Matosinhos, que explicam este aumento. O Terminal de Cruzeiros, a proximidade do aeroporto Sá Carneiro, a Capital da Cultura do Eixo Atlântico e os grandes eventos culturais, como a EDP Beach Party, por exemplo, deram um forte contributo para melhorar a atratividade turística do concelho. A gastronomia (que também conta agora com um restaurante estrelado pela Michelin), o surf, a arquitetura e o design são outros fatores que permitiram o aumento do número de turistas no concelho.

A reabilitação urbana, estradas, passeios, ciclovias e praças novas ou em curso tornam também a cidade mais atrativa para os seus moradores e para quem nos visita. A verdade é que temos de ser capazes de fazer com que Matosinhos não seja apenas um local de passagem para quem desembarca no Terminal de Cruzeiros ou no Sá Carneiro. O aumento previsto do número de passageiros do aeroporto, que este ano ultrapassará a fasquia mítica dos dez milhões de passageiros, com novas rotas e o regresso de companhias de bandeira, tem de fazer-se sentir na economia local.

O aeroporto, o Terminal de Cruzeiros, o Porto de Leixões, a rede viária que nos aproxima de Vigo e de Zamora, fazem de Matosinhos uma verdadeira placa giratória de pessoas que é fundamental cativar. Ou seja: é necessário criar uma oferta quantitativa e qualitativa que faça com que Matosinhos deixe definitivamente de ser apenas local de passagem para passar a ser, definitivamente também, o local de destino.

Há lacunas que é importante preencher, nomeadamente ao nível do alojamento turístico cuja oferta é insuficiente. A abertura prevista de mais uma unidade hoteleira até ao final deste ano vai atenuar esta dificuldade e Matosinhos posiciona-se cada vez mais como destino turístico por excelência. 

(Artigo publicado no jornal "O Matosinhense", 23.fev.2017)


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