02 agosto 2016

A magia da Livraria Lello


Um dos mais belos cartões-de-visita do Porto é a Livraria Lello, na rua das Carmelitas, bem pertinho de outro ex-libris da cidade, a Torre dos Clérigos. Com 110 anos de história (foi inaugurada a 13 de janeiro de 1906), a velha Lello voltou agora a ser notícia pelas obras de recuperação por que passou e pelo lançamento, exclusivo em Portugal, do novo livro da saga Harry Potter. Compreende-se: foi na escadaria carmim desta livraria que a escritora inglesa J. K. Rowling se inspirou para imaginar a escola de magia de Hogwarts onde o jovem feiticeiro aprendeu os seus melhores truques.

Depois da remodelação, a Lello é a mesma de sempre. Mas, desde sábado, aparece-nos de “cara lavada”. O famoso vitral foi desmontado e recuperado, o que aconteceu pela primeira vez. Por outro lado, a fachada foi igualmente recuperada e pintada conforme a original. Uma segunda fase de obras, no interior, deverá estar concluída antes do final do ano.

A Lello é reconhecida como uma das mais belas livrarias do Mundo devido ao seu valor histórico e artístico. É um conjunto em que a arquitetura e os elementos decorativos deixam transparecer o estilo dominante no início de século XX. Em suma: se a icónica livraria já merecia uma visita, agora a passagem é obrigatória.

Por semana, o local é visitado por cerca de três mil pessoas, a maior parte das quais turistas. Se ainda não conhece, está na hora de a descobrir. Desde o ano passado, a entrada é paga – três euros, descontados na compra de livros. A taxa visa limitar o número de turistas, pois as visitas contínuas acabam por deteriorar o espaço. Apesar de tudo, a aplicação da taxa não fez com que o número de visitas reduzisse – pelo contrário, a fila de visitantes à porta de entrada é uma constante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.