31 agosto 2016

Qualificar para ganhar competitividade


O número de Centros Qualifica, que substituem os antigos centros Novas Oportunidades, vai aumentar dos atuais 240 para 300 até ao final do ano. Para o Partido Socialista, trata-se de mais um compromisso honrado, com a revitalização de um programa integrado de educação e formação de adultos que seja mais exigente do que no passado. O novo plano dirige-se a todos aqueles que não tiveram oportunidade de estudar no tempo mais natural. Trata-se tanto de adultos em idade avançada como de jovens entre os 20 e os 30 anos que não completaram a escolaridade obrigatória em devido tempo.

Os centros Novas Oportunidades foram criados em 2007 e deixaram marcas muito positivas, sendo responsáveis pela formação e qualificação de muitos adultos que puderam concluir a escolaridade mínima. Durante cerca de cinco anos, houve mais de um milhão de portugueses que decidiram voltar a estudar e inscreveram-se no programa, dando um contributo importante para a elevação do conhecimento e das qualificações no nosso país.

De acordo com um estudo realizado em 2012, uma vez concluído o programa de Educação e Formação de Adultos, os homens aumentaram a probabilidade de encontrar emprego em 14 por cento e as mulheres em dois por cento. Apesar de tudo, o governo de Passos Coelho desmantelou quase completamente a rede que tinha sido criada, encerrando centros sem qualquer critério.

Agora, o Partido Socialista volta a investir nestes centros, considerando-os como a peça central dos processos de educação e formação de adultos. Para o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, os potenciais destinatários da frequência deste programa são pessoas que tiveram uma recente "inflexão ao nível do seu percurso profissional” e aqueles que, “por inquietação intelectual, pretendem dar novos passos, valorizando-se ao nível das qualificações”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.