04 agosto 2016

Férias em segurança


A Autoridade Marítima Nacional registou sete mortos desde o início da época balnear. São mais quatro do que no ano passado. Das mortes ocorridas este ano, seis foram por afogamento, metade das quais em praias não vigiadas, e a outra em resultado de doença súbita.

Cada morte é uma tragédia. Para a família e amigos da vítima, em primeiro lugar, mas também para o País que perde força de trabalho: entre as pessoas que morreram afogadas estão jovens com 14, 16 e 17 anos que teriam, em situação normal, muitos anos pela frente.

Escolher uma praia vigiada, quer ela seja fluvial ou marítima, é um bom ponto de partida para passar férias em segurança. Mas a Autoridade Marítima Nacional aconselha que se sigam outras regras e se adotem comportamentos que passam por “não tomar banho em zonas de enrocamento e pontões; garantir um intervalo de três horas, após uma refeição normal, antes de ir a banhos; e respeitar escrupulosamente as indicações dos nadadores-salvadores”.

Em Matosinhos funciona o Sistema de Segurança Balnear (SSB), uma parceria inédita implementada pela Câmara Municipal, em colaboração com a Autoridade Marítima e o Instituto de Socorros a Náufragos. O projeto, que entrou em vigor em 2008, destina-se a garantir a segurança de todos os utilizadores do espaço marítimo: banhistas e amantes de surf, kitesurf e vela, entre outros desportos. O objetivo da autarquia é atingir padrões de segurança acima da média.

O SSB é composto por uma equipa de nadadores-salvadores com formação profissional complementar – curso de técnico de salvamento aquático, carta de patrão local, suporte avançado de vida e curso de condução de meios de salvamento em mar. A assistência é feita durante todo o ano nas praias concessionadas e não concessionadas do concelho.

Mas lembre-se: a observação das regras é essencial para que a época balnear decorra em segurança. Ou seja: se adotarmos um comportamento responsável, estamos automaticamente a reduzir os riscos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.