04 agosto 2016

Morreu João Faneco


Esta madrugada, no Hospital Pedro Hispano, morreu uma parte do Leixões. João Faneco, 83 anos de dedicação ao clube, perdeu o seu último combate, o jogo mais importante da sua vida. Era uma referência para milhares de miúdos que passaram pelos escalões de formação do Leixões a que o próprio Faneco se entregou de alma e coração.

João Faneco foi internado há alguns dias, na sequência do agravamento do seu estado de saúde. Depois de um AVC em outubro, passou por uma fase de convalescença em Paredes, e tinha regressado há pouco a Matosinhos, tendo ficado no Lar dos Pescadores, da Associação dos Pescadores Aposentados.

O clube, que deu o nome de João Faneco à sua escola de jogadores deve-lhe muito. João Faneco era, ele próprio uma instituição. Jogador do Leixões durante quase uma década, nos anos 50 do século passado, viu a sua carreira interrompida por uma grave lesão que o obrigou a uma longa paragem. Voltou depois disso, ainda jogou no Gil Vicente, no Tirsense e no Penafiel, mas o coração era – sempre foi – leixonense. Quando deixou de jogar passou a treinar os miúdos, na praia, até ser convidado a trabalhar com o Leixões.

“Pelas minhas mãos passaram muitos jogadores que depois fizeram carreira como profissionais”, disse um dia. Mas o seu maior orgulho era ter contribuído para formar Homens, porque a Escola João Faneco não tem apenas a vertente desportiva. “Somos uma escola educativa”, dizia sem perder de vista o terreno de jogo, onde dezenas de miúdos corriam atrás da bola.

Hoje, Matosinhos perdeu um dos seus cidadãos mais ilustres e o Leixões perdeu um dos seus colaboradores mais devotados. É um dia de luto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.