01 agosto 2016

Festarte anima Matosinhos e Leça da Palmeira


Está a decorrer até ao próximo domingo o Festarte, que já vai na 19ª edição. Este ano, o festival, que entrou nos hábitos da população do concelho e atrai muitos visitantes, traz como convidados representantes do Chile, Colômbia, Croácia, Lituânia, Togo e Turquia. Além de Portugal, claro.

Na sexta-feria, o Festarte 2016 foi formalmente inaugurado com o hastear das bandeiras e a execução dos hinos nacionais dos países participantes, cerimónia que teve lugar no Parque Engº Pinto de Oliveira, em Leça da Palmeira. No dia seguinte, o mesmo local foi palco da abertura da Feira de Artesanato, que se prolonga até ao próximo sábado (funciona entre as 15h00 e as 24h00, durante a semana).

Ontem, domingo, houve um desfile etnográfico que antecedeu o Festival Internacional de Folclore, com a presença de grupos folclóricos e etnográficos dos países convidados e de ranchos portugueses provenientes da Covilhã, Arzila (Coimbra), Guimarães e Camacha (Madeira). O Rancho Típico da Areosa (o anfitrião, que está mais uma vez de parabéns, pela excelente organização), também participou, naturalmente.

Esta semana, sucedem-se as iniciativas, desde desfiles e animações de rua, tanto em Matosinhos como em Leça, oficinas de dança, gastronomia, recitais de música, até ao festival de encerramento, no próximo domingo. A partir das 16h00, no Parque Basílio Teles, em Matosinhos, os grupos convidados dizem adeus a Portugal com uma última atuação.

O Festarte realiza-se desde 2002 e teve origem no Festival Internacional de Folclore de Leça da Palmeira, organizado a partir de 1982, também pelo Rancho Típico da Amorosa. Os grupos estrangeiros participam na feira de artesanato e no festival de gastronomia, com os seus artesãos e cozinheiros. Como diz o presidente do festival, Raul Neves, o Festarte constitui uma extraordinária oportunidade para partir “à descoberta da saudável convivência com outras culturas do mundo e mostrar, a quem nos visita, a qualidade da nossa hospitalidade”.

1 comentário:

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.