14 agosto 2016

Portugal a crescer


Em junho, a produção industrial cresceu em Portugal 1,2 por cento face ao mesmo mês do ano passado e dois por cento em relação ao mês anterior. Os dados são do Eurostat, que revela que em ambas as comparações o nosso país dobrou a média dos países do euro, onde este indicador avançou 0,4 por cento em termos homólogos. Na União Europeia (ainda) a 28, o crescimento foi de 0,5 por cento.

Os especialistas aponta, a subida da produção industrial na região da moeda única pelo aumento de 1,1 por cento da produção de bens de capital, de 0,9 por cento dos bens duradouros e não duradouros. A queda de 3,5 por cento na produção de energia impediu um maior crescimento.

As maiores subidas face a junho do ano passado registaram-se na Letónia, Grécia e Eslovénia. Em sentido contrário, Malta, Estónia e Suécia tiveram as maiores descidas.

Em termos de média, Portugal também se destaca dos outros países da Zona Euro na comparação trimestral. No nosso país a produção da indústria cresceu dois por cento em junho face ao mês anterior, enquanto na Zona Euro o avanço foi de 0,6 por cento. Na Europa a 28 o crescimento foi de 0,5 por cento, rebocado pelo desempenho da Irlanda, Bulgária e Grécia. As maiores descidas foram na Estónia, Hungria e Malta.

As estatísticas indicam que Portugal está no bom caminho e que está a crescer. Cabe ao Governo criar as condições para que a iniciativa privada continue a crescer também, criando postos de trabalho, diminuindo o desemprego e criando riqueza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.