09 agosto 2016

Congresso de Cuidados Continuados


A segunda edição do Congresso Nacional de Cuidados Continuados Integrados foi marcada para o Porto, onde decorrerá a 4 e 5 de novembro. Faltam ainda quase três meses, mas justifica-se que dedique já um artigo ao congresso, cuja organização é extremamente importante e oportuna por permitir uma reflexão e avaliação do funcionamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCC), dez anos após a sua criação.

Embora o programa não esteja ainda completamente definido (decorre atualmente o período de candidatura de comunicações), os objetivos estão claramente definidos e passam por analisar os processos de acesso à RNCC e a sua consolidação, nomeadamente ao nível do planeamento, gestão, competências e processos. Pretende-se também conhecer os modelos de organização na prestação de cuidados Continuados Integrados e o processo de regulação e qualidade desses cuidados. Atualizar conhecimentos relacionados com ambiente seguro na prestação de cuidados de saúde e divulgar projetos de melhoria da qualidade dos cuidados nos ambientes clínicos e de investigação são outros objetivos.

O congresso decorrerá sob a forma de conferências e painéis temáticos de natureza teórica e teórico-prática, Workshops temáticos e palestras científicas. Eu própria fui convidada para integrar um painel de reflexão e de discussão sob o tema “Os 10 Anos RNCCI ao Paradigma do Futuro”, logo no primeiro dia.Os destinatários do congresso são médicos e outros profissionais de saúde (enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, psicólogos), estudantes de áreas das Ciências da Saúde e/ou Ciências Sociais e diretores técnicos e responsáveis por entidades na área da saúde.

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados foi criada em 2006 e consiste num novo nível estruturante de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. Na sua origem esteve a necessidade de dar resposta a um número crescente de pessoas em situação de dependência.

Passada uma década, este congresso enquadra-se num contributo baseado na partilha de experiências ao nível da decisão política em saúde, da gestão e qualidade de cuidados em saúde, da prática clínica e da investigação em saúde, com vista a promover a melhoria da qualidade no seu funcionamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.