06 agosto 2016

Boas férias


Está quase a chegar a época de férias para grande parte de nós. Em agosto, o País vai a banhos e Matosinhos não foge à regra. Após um ano de trabalho é bem merecido este período de descanso para espairecer e recuperar, recarregando baterias para mais um ano. As praias do Algarve e da costa alentejana são os destinos mais procurados, para quem passa férias cá dentro. Outros preferem o sul de Espanha ou aproveitam as férias para voar para longe. Outros há, todavia, que por opção ou obrigação ficam perto de casa.

Matosinhos tem praias maravilhosas. Sabia que somos o concelho a norte do rio Douro que tem mais praias com Bandeira Azul? São dez: Pedras do Corgo, Funtão, Agudela, Quebrada, Marreco, Memória, Cabo do Mundo, Aterro, Leça da Palmeira e Fuzelhas. Cada uma delas é motivo para, nas nossas férias dedicarmos, pelo menos um dia ao nosso concelho.

É perfeitamente legítimo que as pessoas que trabalharam um ano inteiro queiram agora, neste período de descanso, mudar de ares. Mas se reservarmos um dia – um que seja! – das nossas férias a Matosinhos estaremos a contribuir para apoiar e desenvolver a economia local. O consumo de um refrigerante no bar da praia, entre dois mergulhos, a compra de um gelado para as crianças, um aperitivo tomado antes do regresso a casa, um jantar em família no restaurante da esquina da rua, são contributos importantes para valorizar a economia local. São pequenos gestos, é verdade, mas que, quando multiplicados pelos muito que somos podem fazer a diferença.

Para quem não goste de praia, Matosinhos tem também uma oferta alargada, com inúmeros espetáculos culturais e musicais. O Cine-Teatro Constantino Nery prossegue a sua programação, recheada de interesse; as obras de Siza Vieira, em Leça da Palmeira, o mosteiro de Leça do Balio ou a Casa Museu de Abel Salazar merecem também uma visita, além de outros monumentos nacionais do concelho.

Um dia, se possível mais, mas um dia, pelo menos. Reserve-o para conhecer a história de Matosinhos, desfrutar da beleza das nossas praias e apoiar, mesmo que simbolicamente, a economia local. E tenha uma boas férias!


(Artigo publicado no "Notícias Matosinhos", de 05.ago.2016)


1 comentário:

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.