19 agosto 2016

Matosinhos – A escolha acertada


A notícia não me surpreende, mas enche-me de orgulho: de acordo com o motor de busca de alojamento Trivago, Matosinhos é o destino de praia mais barato do país para pernoitar. Em média, custa 71 euros por noite dormir em Matosinhos, comparativamente aos 344 euros que custa uma noite em Almancil, o destino mais caro de Portugal. Entre os dois, uma diferença de 273 euros, claramente favorável à terra onde nasci.

De acordo com o estudo da Trivago, divulgado pela revista Visão, Setúbal, Peniche, Ovar e Ericeira vêm a seguir na lista das cinco cidades mais baratas para pernoitar. Dormir em Setúbal, a segunda cidade mais barata custa também mais dois euros do que em Matosinhos.

As cidades com praias mais baratas são principalmente no norte e centro do país, com exceção de Aljezur e Faro que, com preços entre os 96 euros e os 107 euros, respetivamente, estão no top 15 das cidades mais baratas. No polo oposto, das mais caras, estão todas no Algarve: Almancil (344 euros), Vilamoura (270 euros), Alvor (244 euros) e Carvoeiro (236 euros). Cascais, na região de Lisboa, completa o top cinco das mais caras, com preços médios na ordem dos 213 euros por noite.

Segundo o estudo da Trivago, do ano passado para este ano diminuiu a diferença entre a cidade mais barata e a mais cara. Agora mais dois euros dormir em Matosinhos, mas custa menos 19 pernoitar em Almancil.

Os preços indicativos médios calculados pelo motor de busca mostram claramente que Matosinhos tem uma grande vantagem concorrencial nos preços que pratica. Mas mostra também que há margem para crescimento, sobretudo quando pensamos que o concelho tem nada menos do que dez praias de mar com bandeira azul: Pedras do Corgo, Funtão, Agudela, Quebrada, Marreco, Memória, Cabo do Mundo, Aterro, Leça da Palmeira e Fuzelhas. Cada uma delas é motivo para, nas nossas férias dedicarmos, pelo menos um dia ao nosso concelho. E existem outras excelentes praias em Matosinhos sem terem bandeira azul.

Se pensarmos na oferta que Matosinhos também tem ao nível da restauração e da gastronomia, dos eventos de índole cultural, das festas populares nas várias freguesias e num largo conjunto de outras iniciativas promovidas pelas autarquias (Câmara e Juntas de Freguesia) ou pelas coletividades, chegamos facilmente à conclusão de que deve ser continuado e mesmo incrementado o investimento que tem sido feito no Turismo como um dos mais importantes motores da economia local.

1 comentário:

  1. Quando for oportuno, hei-de apresentar-lhe uma senhora que, com um blog exclusivamente dedicado ao turismo e de muita qualidade, tem feito muito pelo turismo do norte/Porto e arredores. Em tempo terá apresentado um projeto à CMM, mas não teve feedback do mesmo.
    Continuação de boas férias.
    Caetano Ferreira (Leça do Balio)

    ResponderEliminar

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.