17 outubro 2016

Confraria da Cerveja


A XIV Entronização da Confraria da Cerveja decorreu em Faro, na sexta-feira passada, dia em que também eu fui abençoada e entronizada, juntamente com um grupo de mais de quatro dezenas de personalidades. Em Portugal, a Confraria da Cerveja reúne os apaixonados por uma das mais antigas bebidas da história, celebra a sua cultura e tradição e, também, a relevante importância socioeconómica que tem no país. Foi a primeira vez que o evento teve por placo o Algarve, e a oportunidade não poderia ser melhor: este ano foram batidos todos os recordes turísticos e a escolha foi feita como forma de homenagear a região pela dinamização do sector cervejeiro.

A Confraria da Cerveja foi criada em de 2003, como entidade sem fins lucrativos. Atualmente, conta já com mais de 500 Confrades, número que aumenta aquando da Entronização anual, quando são convidadas figuras públicas e líderes de opinião (Confrades de Honra), parceiros do negócio cervejeiro português (Confrades Protetores) e colaboradores das cervejeiras (Confrades Mestres).

Na cerimónia, que decorreu no auditório da Escola de Superior de Turismo e Hotelaria da capital algarvia, foram também entronizados o deputado no Parlamento Europeu Ricardo Serrão Santos, o músico Kalú, dos Xutos e Pontapés, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e o presidente da Fundação do Desporto, Carlos Marta, entre outros.

Além de mim própria, que tive como madrinha a minha amiga Hortense Martins, Matosinhos também esteve representado por Rui Reininho, vocalista e fundador dos GNR, que foi igualmente entronizado. Por outro lado, a bênção foi feita pelo padre de Pedro Gradim de Sá Mourão, de Leça do Balio.

Os confrades agora entronizados juntam-se aos restantes apaixonados pela Cerveja, e tornam-se seus Embaixadores em Portugal, contribuindo para a sua divulgação, prestígio e dignificação. No meu caso, comprometi-me a promover a bebida, acompanhando-a do melhor marisco do mundo, o da minha terra, Matosinhos.

1 comentário:

  1. A Confraria da Cerveja ficou mais enriquecida na diversidade de Novos Confrades e "Confradeusas" de Honra que distinguiu. A Luisa Salgueiro, em particular, saberá bem apreciar esta bebida milenar com o melhor marisco do Mundo...de Matosinhos, claro. Um abraço Francisco Gírio

    ResponderEliminar

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.