30 setembro 2016

A Casa da Juventude de Santa Cruz do Bispo


Faz agora quinze anos, vivi umas das maiores satisfações dos meus mandatos autárquicos – a abertura ao público da Casa da Juventude de Santa Cruz do Bispo, no Bairro do Chouso. Era a terceira Casa da Juventude do concelho, depois das de Matosinhos e de S. Mamede de Infesta.

Em setembro de 2001, era ainda Narciso Miranda o presidente da Câmara, o bairro do Chouso era um bairro social onde vivia uma geração inquieta. Com a inauguração da Casa da Juventude, ganhava-se uma valência que abria novas perspetivas de lazer e criava-se uma alternativa à desocupação dos jovens, que é, muitas vezes, a mãe de comportamentos desviantes. E enriqueceu-se, com um equipamento completamente remodelado, numa freguesia que não tinha qualquer oferta do género.

A arquiteta municipal Luísa Valente fez um trabalho extraordinário, trabalhando o interior de forma a criar os espaços necessários às atividades da Casa da Juventude, mas mantendo a essência da arquitetura original de uma antiga casa de lavoura. Os jovens de Santa Cruz do Bispo passaram a dispor de um auditório com condições para acolher espetáculos de vários tipos, de um café onde podiam conversar ou divertir-se com jogos sociais e de computadores com ligação à internet.

Simultaneamente, foi criado um programa educativo, com cursos de formação que lançaram pontes para o mercado de trabalho, através da Unidade de Inserção na Vida Ativa (UNIVA), enquanto se desenvolvia a criatividade, com a produção, encenação e apresentação de espetáculos culturais, que iam do teatro à dança, passando pela poesia.

A articulação entre o Conselho Consultivo da Juventude e os técnicos da autarquia, cuja determinação e empenho recordo com enorme carinho, com os jovens a terem sempre uma voz ativa no delinear dos programas de atividade, é um caso de sucesso que deve ser lembrado.

Quinze anos após a sua abertura, a Casa da Juventude de Santa Cruz do Bispo continua a desempenhar um papel importante junto da comunidade jovem local. E isso é razão de sobra para eu sentir satisfação redobrada por ter estado ligada à sua inauguração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.