26 novembro 2016

Casa de Chá da Boa Nova no Guia Michelin

A data estava marcada há muito: 23 de novembro. E o local também: Girona, em Espanha. Nesse dia, e nessa cidade, seriam divulgadas as novidades que estariam reservadas para Espanha e Portugal no Guia Michelin 2017. E, já se sabia também, para ambos os países haveria um aumento substancial do número de estrelas atribuídas pelo mais conceituado guia gastronómico do Mundo. Não se sabia era a quem e quanto dessas estrelas seriam confiadas.

Mas sim, foi um bom ano para Portugal que teve um aumento de 50 por cento dos restaurantes estrelados, passando de 14 para 21. No total, o nosso país tem agora 26 estrelas (tinha 17), o que faze com que o nosso país tenha mais estrelas do que o Brasil (19), a Dinamarca (22) ou a Suécia (24), ficando no 13º lugar numa tabela de 28 países onde o Guia Michelin é editado. Entre as novidades está a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, do chef Rui Paula. No Porto, o Antiqvvum, do chef Rui Matos, e o Pedro Lemos, do chef Pedro Lemos, também foram distinguidos com uma estrela, enquanto o The Yeatman, do chef Ricardo Costa, em Vila Nova de Gaia, está no seleto grupo de cinco restaurantes portugueses que recolheram duas estrelas.

A publicação francesa justifica a atribuição da estrela à Casa de Chá da Boa Nova, porque o “protagonismo dos produtos do Atlântico é inequívoco”, enquanto no “The Yeatman” os inspetores do Guia Michelin reconhecem “uma criatividade muito personalizada, construída a partir de empratamentos magníficos”.

A Casa de Chá da Boa Nova fica junto ao Farol de Leça da Palmeira e é uma das primeiras obras do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Com o mar em fundo, construída sobre as rochas apenas dois metros acima da água, a Casa de Chá é um dos locais mais procurados da região pelos amantes de arquitetura. O edifício foi concebido na sequência de um concurso promovido em 1956 pela Câmara Municipal de Matosinhos. O concurso foi ganho pelo arquiteto Fernando Távora que depois da escolha do local para a sua implantação entregou o projeto a Álvaro Siza, um dos seus colabores que estava então a dar os primeiros passos na carreira.

Esta atribuição de uma estrela Michelin à Casa de Chá da Boa Nova constitui uma excelente notícia para Leça da Palmeira e para o concelho de Matosinhos que recentemente se tem destacado na área da arquitetura. Agora, com o contributo da gastronomia e do chef Rui Paula, Matosinhos ganha também visibilidade internacional através da gastronomia. Este é o passo necessário na afirmação da gastronomia do concelho. E embora vindo de um campo que pouco tem a ver com a arquitetura, a história e o espaço envolvente da Casa de Chá da Boa Nova podem muito bem contribuir para que Matosinhos veja aprovada a sua candidatura para passar a integrar a rede de cidades criativas da Unesco. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.