30 novembro 2016

Em boas mãos


Mais boas notícias para Matosinhos: A Unidade Local de Saúde de Matosinhos foi distinguida com o prémio Top 5 – A Excelência dos Hospitais, em resultado da avaliação feita a unidades hospitalares. Foram avaliados mais de quatro dezenas de hospitais de todo o país, tendo sido excluídas unidades como os institutos portugueses de oncologia e as unidades psiquiátricas. A distinção agora alcançada pela ULSM vem juntar-se a outras já obtidas este ano, nomeadamente o quinto lugar obtido no ranking das melhores unidades públicas do País segundo a Escola Nacional de Saúde Pública.

Esta é a terceira edição dos prémios Top 5 - A Excelência dos Hospitais e o norte tem razões para sorrir: no grupo dos grandes hospitais, o Centro Hospitalar do Porto, que inclui o Hospital de Santo António e o Centro Materno-Infantil do Norte foi considerado o melhor hospital do país. O Centro Hospitalar de São João, também no Porto, ficou em segundo lugar, à frente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

O trabalho de avaliação é realizado pela consultora multinacional que divide as unidades hospitalares em grupos, de acordo com a dimensão dos hospitais. Para chegar aos resultados, o estudo pondera diversos indicadores relacionados com a “qualidade assistencial” (mortalidade, complicações e readmissões de doentes, por exemplo) considerando a gravidade dos doentes atendidos. O estudo exclui automaticamente as unidades hospitalares que tiverem resultados muito desviados nesses indicadores.

De acordo com um porta-voz da multinacional autora do estudo, os vencedores deste Top 5 “conseguem ter mais qualidade com menos tempo de internamento, menos custos e menos readmissões. Fazem também mais cirurgias em que o doente não fica internado e a produção dos médicos e enfermeiros é maior”.

Fico particularmente orgulhosa com os resultados obtidos pela ULSM, até pela continuidade com que tem sido distinguida. Na semana passada já tinha sido distinguida pela revista Exame como uma das melhores empresas nacionais. Nos últimos três anos, a ULSM registou um aumento de 21 por cento no número de cirurgias, de 11 por cento nas consultas e de 37 por cento no número de doentes oncológicos em tratamento no Hospital Pedro Hispano.

Porque conheço bem o Hospital Pedro Hispano e o agrupamento de centros de saúde que prestam cuidados primários a toda a população do concelho, tenho a certeza de que estes excelentes resultados se devem ao empenho e dedicação de todos quantos trabalham na ULSM. Só assim é possível atingir patamares de qualidade tão elevados.

Parabéns à administração, à equipa médica e demais profissionais da Unidade Local de Saúde de Matosinhos. É bom saber que estamos em boas mãos.

1 comentário:

  1. Obrigada pela confiança, estamos cá para trabalhar em prol da nossa população.

    ResponderEliminar

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.