28 novembro 2016

Parabéns, Leixões


Comemora-se hoje o 109º aniversário do Leixões Sport Clube e faço questão de assinalar a data com uma saudação especial aos sócios, adeptos e simpatizantes daquele que é o maior embaixador desportivo do concelho, um clube com uma história de que todos os matosinhenses se podem e devem orgulhar.

Desde a sua fundação, foram muitos os títulos conquistados pelo Leixões. Pelo mediatismo que encerra, o Futebol (uma vitória na Taça de Portugal, 25 presenças na I Liga e várias participações em provas europeias de clubes) tornou-se provavelmente na face mais visível da prática desportiva do clube. Mas nem isso pode apagar os feitos leixonenses em modalidades como a Natação ou o Voleibol em que o clube escreveu algumas das páginas mais bonitas da sua história.

No entanto, mais do que as vitórias em campo (ou na piscina), os trofeus mais preciosos do Leixões foram conquistados fora dele. Aquilo que quero aqui sublinhar é o trabalho feito ao nível dos escalões de formação, ao pôr milhares de crianças a praticar desporto e dar-lhes alternativas ao ócio que, muitas vezes, atrai comportamentos socialmente desviantes. A prática do desporto e da educação física que o Leixões proporciona à juventude do concelho é uma das maiores riquezas do clube e uma extraordinária mais-valia para Matosinhos.

Por outro lado, quero também salientar que o Leixões teve sempre uma enorme capacidade para mobilizar a sociedade civil de Matosinhos. Onde quer que vá, o Leixões ainda hoje arrasta consigo muitos adeptos e a massa associativa do clube vibra com as vitórias e sofre com as derrotas, mais do que os adeptos de outros clubes. O Leixões “mexe” com a cidade, mesmo depois de esta se ter transformado. O Leixões sobreviveu a essas transformações – da cidade e dos seus habitantes – e, continua, apesar das adversidades e da instabilidades do últimos anos, a ser um baluarte de Matosinhos.

Neste dia de aniversário, quero também deixar uma palavra de confiança no futuro. Ao longo de 109 anos, nem sempre o Leixões viveu na crista da onda. Mas, com mar chão ou mar picado, sempre o clube soube encontrar o seu caminho, como agora certamente acontecerá. Por isso sublinho aqui o aniversário de uma das mais importantes coletividades do concelho, com os votos que sei serem partilhados por muitos matosinhenses:

Parabéns, Leixões, e muitos anos de vida!

1 comentário:

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.