28 novembro 2016

Fruta Feia em Matosinhos


Fruta Feia, a cooperativa de consumo que se formou em 2013 com o objetivo de inverter a tendência de desperdício de fruta deitada para o lixo por meras razões estéticas, chegou a Matosinhos, com a abertura de uma delegação na Cruz de Pau. Num contexto em que cerca de metade da comida produzida vai parar ao lixo e cerca de 30 por cento do que é produzido pelos agricultores europeus é desperdiçado a cooperativa tem desempenhado um papel importante: só nos últimos cinco meses impediu que 33 toneladas de frutas fossem parar à lixeira. Em Matosinhos, terceiro ponto de recolha de toda a região norte, o objetivo é evitar desperdício semanais na ordem de 1,5 toneladas por semana.

Segundo a FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o desperdício alimentar nos países industrializados chega a 1,3 mil milhões de toneladas por ano – seria suficiente para alimentar as cerca de 925 milhões de pessoas que todos os dias passam fome. Este desperdício tem um impacto ético e ambiental devido aos recursos utilizados na produção (terrenos, energia e água) e à emissão de dióxido de carbono e metano provocada pela decomposição dos alimentos que não são consumidos. Segundo um relatório de 2012 do Projeto de Estudo e Reflexão sobre o Desperdício Alimentar (PERDA), há um milhão de toneladas de alimentos desperdiçados anualmente em Portugal, o que representa cerca de 17 por cento do que produzido pelo país.

Segundo a Fruta Feia, entre as causas para este enorme desperdício anual estão “modelos de produção intensivos, condições inadequadas de armazenamento e transporte, adoção de prazos de validade demasiado apertados e promoções que encorajam os consumidores a comprar em excesso”. Por outro lado, “a preferência dos canais habituais de distribuição por frutas e legumes “perfeitos” em termos de formato, cor e calibre” tira da mesa dos consumidores cerca de 30 por cento do que é produzido pelos agricultores.

Inicialmente, a Fruta Feia (que era apenas uma trabalhadora, oito agricultores, cem consumidores e um ponto de entrega, em Lisboa) começou por evitar 400 quilos de desperdício por semana. Atualmente, a cooperativa constituída por cem agricultores, 2700 consumidores e tem sete pontos de entrega, em Lisboa e no Porto. Semanalmente são evitadas oito toneladas de desperdício.

O projeto da Fruta Feia é importante e deve ser apoiado, tanto por produtores como por consumidores. Para aderir, sugiro que faça uma visita à página de internet da cooperativa (http://frutafeia.pt/), onde encontra informação completa sobre o projeto. Se não está preocupado com o aspeto estético da fruta (e também de legumes e outros vegetais), o Fruta Feia deve interessar-lhe, porque além de lhe permitir poupar na compra está também a contribuir para a sustentabilidade do planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.