20 novembro 2016

O combate à obesidade infantil


Começou há dias a sexta edição daquele que é considerado o maior programa de educação para a saúde em Portugal. Mais de 53 mil alunos de 900 jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo vão participar no desafio “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” e ganhar “super estrelas” que recompensam a inclusão diária de fruta no lanche de cada um. Só do distrito do Porto participam 139 escolas e jardins-de-infância. A iniciativa é promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

Segundo os dados da APCOI, nos anos letivos anteriores participaram no projeto 236 mil alunos. São números muito significativos de um “verdadeiro batalhão” de crianças que se educa para uma alimentação saudável de que a fruta é parte essencial.

A obesidade infantil em Portugal começa a tomar uma dimensão muito preocupante. De tal forma que o Ministério da Saúde julgou necessário desenvolver uma política alimentar que crie condições para que os cidadãos possam, de forma responsável, viver em saúde. Em março passado, o ministro Adalberto Campos Fernandes criou o Programa Nacional de Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados, destinado a promover a capacitação dos cidadãos para tomar decisões informadas sobre a saúde.

Segundo dados da APCOI, um terço das crianças portuguesas entre os dois e os 12 anos têm excesso de peso, das quais 16,8 por cento são obesas. A Comissão Europeia aponta Portugal entre os países europeus com maior número de crianças a sofrer desta doença. Por outro lado, num estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado em 2014, as estimativas para Portugal apontavam os hábitos alimentares inadequados como o fator de risco que mais contribuiu (19 por cento) para o total de anos de vida saudável perdidos pela população portuguesa.

Uma criança obesa corre o risco de vir a sofrer de sérios problemas de saúde durante a adolescência e a idade adulta. Por exemplo, tem maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, asma, doenças do fígado, apneia do sono e vários tipos de cancro. A OMS diz que, depois do tabaco, a obesidade é a segunda principal causa de morte no mundo que se pode prevenir.

Neste contexto, a iniciativa “Heróis da Fruta” assume particular importância. É necessário consciencializar professores, alunos e encarregados de educação para a necessidade de uma alimentação saudável em que o consumo de doces, refrigerantes e guloseimas em excesso seja substituído por produtos mais saudáveis, incluindo, naturalmente, fruta.

De acordo com a APCOI, os professores e educadores serão convidados a explorar este e outros temas durante o programa. Haverá fichas de trabalho e atividades pedagógicas para realizar em aula e será incentivado o consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS. As crianças vão também aprender que ter uma alimentação saudável está ligado à atividade física e à higiene. As turmas participantes vão ainda realizar um vídeo musical destinado a comunicar aos adultos o que aprenderam ao longo do projeto. As músicas mais criativas serão escolhidas por um Júri que é composto pelos músicos João Gil, Ana Bacalhau (dos Deolinda), Amor Electro, Maria João, Mário Laginha, Rita Redshoes, ÓqueStrada, e pelo cantor infantil Avô Cantigas, entre outros.

Enquanto isso não acontece, cada um de nós deve fazer o que está ao nosso alcance e que é fácil: incluir uma peça de fruta no lanche dos nossos filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer comentar? Faça-o! Este espaço é seu, é meu, é nosso.